O melhor café

Conhecemos e acompanhamos todo o processo de extração e torrefação do café, para lhe garantir a maior qualidade do produto.

Coffee Bean

Os Melhores grãos

A Melhor torrefação

Coffee Bean

O Blend Perfeito

A planta de café

FAMÍLIA | Rubiaceae

HABITAT IDEAL | A planta do café cresce em climas quentes e húmidos das regiões tropicais equatoriais onde não se registam excessivas variações climáticas.

ALTURA DA PLANTA | No estado natural pode atingir até 15 metros de altura, mas os cultivadores, por intermédio de podas, costumam manter abaixo dos três metros para facilitar a colheita.

TEMPO DE VIDA DA PLANTA | 20 a 30 anos

FRUTO | Tem formato oval e quando completa a maturação adquire uma tonalidade vermelha de aspeto igual a cerejas silvestres.

A Colheita

Os diferentes níveis de maturação das cerejas deve-se às frequentes precipitações de chuva que dão lugar a múltiplos florescimentos e frutificações, verificando-se a presença destas nas tonalidades verde, amarelo e vermelho.
Dependendo do processo manual ou mecânico, a colheita pode ser seletiva ou indiferenciada.

COLHEITA SELETIVA | Neste caso a safra é colhida de uma só vez. É um processo que pode ser tanto manual como mecânico. Em ambos os casos, todas as cerejas são colhidas ao mesmo tempo.

COLHEITA INDIFERENCIADA (Stripping) | A colheita seletiva é um processo manual que envolve trabalhadores que vão passando de planta em planta colhendo apenas as bagas vermelhas e brilhantes já maduras (cerejas), uma por uma. Este método é dispendioso, mas a qualidade do café verde (café que ainda não foi torrado) é excelente. Este é o melhor método, mas também o mais lento e intenso.

A Torrefação

Durante o processo de torrefação o café verde perde o teor de humidade e a sua cor muda de verde a amarelo. Na fase seguinte o café sofre alterações fisico-químicas que provocam uma nova mudança de cor do amarelo ao castanho.

Cada mistura de café (blend) tem o seu próprio ciclo de torrefação, o que lhe confere uma cor especial e um sabor único.

Robusta

Coffea canéfora
Sabor intenso, persistente forte
Cafeína 2 a 3,1%
Teor de açúcares 6 a 9%
Planta mais robusta e de grande produtividade
Indonésia, Índia e Vietname

Arábica

Coffea arábica
Sabor suave e levemente mais ácido
Cafeína 0,8 a 1,2%
Teor de açúcares 3 a 7%
Planta mais sensível e de menor produtividade
Brasil, Colômbia e Etiópia

MONODOSES DE CAFÉ BIODEGRADÁVEIS

contate-nos

2ª a 6ª Feira

09.00h - 12.30h

14.00h - 18.00h

Telefone

+351 22 409 9551

Telemóvel

+351 911 988 779

E-Mail

comercial@latinocafe.pt

morada

Travessa do Rio, 66 - Lote 8
4475-268 Maia

Facebook
Facebook
Instagram